top of page

Os Bórgias



Alexandre Dumas nasceu em 1802 e tornou-se conhecido por seus livros de gênero capa-e-espada, estilo nascido em solo espanhol no século XVII. Foi um dos principais autores do Movimento Romântico Francês, em Paris. Suas obras mais conhecidas incluem Os Três Mosqueteiros, O Conde de Monte Cristo, O Homem da Máscara de Ferro, Os Irmãos Corsos e Os Bórgias.


Em Os Bórgias, Alexandre Dumas relata as intrigas dos Bórgias, uma família de espanhóis que passou a dominar a península italiana e o mundo da cristandade no período renascentista, quando Rodrigo Bórgia se tornou o papa Alexandre VI, no final do século XV.


Naquele período, o mundo havia chegado a um daqueles momentos marcantes da história, entre o fim de uma época e o começo de outra, em que tudo se transforma. A leste da península italiana ficava a Turquia, ao sul a Espanha, a oeste a França e ao norte, a Alemanha. Essas grandes potências exerceriam forte influência sobre os Estados secundários, que formavam um círculo fechado em torno de Roma. Esses estados eram: o reino de Nápoles, o ducado de Milão, a Magnífica República de Florença e a Sereníssima República de Veneza. A situação do território era mais ou menos assim:



Fonte da imagem: https://i0.wp.com/virusdaarte.net/wp-content/uploads/2020/10/olidore2.jpg?ssl=1


Entre gigantes, Roma estava cercada, sem influência, sem territórios, sem exército e sem dinheiro. No entanto, era a mais eminente e detinha o poder religioso. Alexandre VI passou então, a envidar todos os esforços para conquistar o que lhe faltava.


Simonia, traição, corrupção, crueldade, assassinato... Espada, dinheiro, fé, casamento e veneno eram as práticas usuais, sem predileção por nenhuma. Foi assim que o poder da família Bórgia cresceu e causou um cataclismo na península italiana, durante os onze anos de papado de Alexandre VI.


As terríveis maquinações e ardis da família Bórgia faz com que A Guerra dos Tronos torne-se acanhada, quase pueril. É fascinante acompanhar a trajetória desses vilões e saber que Alexandre Dumas relata fatos históricos, de personagens e tramas reais.



Fonte: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-foram-os-borgias/


A obra é perfeita para quem gosta de romances históricos, mas agradará a qualquer um que goste de acompanhar intrigas e disputas de poder e que tenha assistido séries como Game of Thrones e House of Cards. A carreira escabrosa dos Bórgias inspirou peças de teatro, óperas e filmes, inclusive duas séries: The Borgias (2011), série da Showtime e Borgia (2011), série do Canal +.


Além da aula de história, Alexandre Dumas mantém o leitor entretido, curioso até a última página. Recomendo a leitura da obra, uma pérola desse autor tão consagrado.


Por: Rodrigo Monsores




Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page